Trinta artesãos integram este projecto, iniciado em Abril de 2004, dotando-os de meios de comunicação, suportes de design e novas imagens de marca. Logótipos, brochuras promocionais, embalagens e um microsite individual, inserido no site da AARN, foram alguns dos resultados mais visíveis.
Aplicar novas técnicas a formas tradicionais, criar novas formas utilizando velhas tecnologias, aplicar saberes antigos a conceitos modernos, cruzar o trabalho de artesãos e designers numa perspectiva de complementaridade e recriação, são os principais objectivos deste projecto.
A ideia de inovação pretendida não é só a nível estético mas também funcional, tecnológica, qualitativa e organizativa. Inovar no produto, através de intervenções qualificadas, mas também e simultaneamente nas estratégias de marketing, de gestão e comercialização adoptadas, essenciais para o sucesso de todo o processo.
O prazo para finalizar este projecto foi prorrogado até final de Setembro, com a realização de um seminário de apresentação de resultados e um guia das intervenções efectuada, prevendo-se a aprovação oficial por parte da CCDRN - Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte.